Dicas para aumentar a velocidade da conexão com a internet

Você está no trabalho, tem uma reunião marcada pelo Skype e constantemente há falhas no som e no vídeo… Você está descansando no final de semana, quer assistir a um filme na Netflix e ele não carrega ou, ainda, carrega, mas a imagem não fica nítida. São situações familiares?

Saiba que, atualmente, mesmo com o avanço da tecnologia, muitas pessoas ainda enfrentam problemas com a velocidade de conexão. Esse impasse pode gerar inúmeros prejuízos para aqueles que dependem da internet para trabalhar, comprometendo a produtividade e os prazos diários, por exemplo.

No entanto, para evitar a ocorrência desse incômodo, é preciso saber quais são os fatores que o causam e, assim, resolver a questão com muito mais facilidade. Confira, no texto a seguir, mais informações sobre esse assunto!

Evite Equipamentos ultrapassados

Acredite, equipamentos antigos e ultrapassados podem, sim, impactar a sua velocidade de conexão. Além disso, também podem diminuir a segurança da sua internet, visto que apresentam configurações já antigas.

Caso seu caso seja esse, é aconselhável que se troca o aparelho por um mais novo para que, assim, a conexão seja melhorada e você possa navegar de forma mais segura.

Interferência de rede podem atrapalhar a velocidade

Quando o assunto é instabilidade, geralmente, esse fator está altamente relacionado. Isso ocorre porque há vários outros aparelhos que podem causar interferência na rede e, consequentemente, diminuir a velocidade da internet. Por esse motivo, é muito importante verificar se não há telefones sem fio ou micro-ondas próximos do roteador, por exemplo.

Tecnologia inadequada de conexão

Hoje em dia, é fato que há muitas opções de aparelhos no mercado, não é verdade? Pois bem, infelizmente, nem todos eles conseguem entregar uma boa qualidade ao consumidor. Sendo assim, é fundamental que se pesquise a marca e a opinião de pessoas que já utilizaram aquele roteador específico, por exemplo.

Problemas de softwares

Você sabia que, enquanto navega na internet, o seu navegador vai recolhendo certas informações, tais como senhas e tipos de conteúdo acessados? Depois de certo tempo, todos esses dados armazenados podem acabar deixando a sua conexão mais lenta. Dessa forma, é recomendado que se apague os cookies do navegador pelo menos uma vez por semana para evitar a lentidão da internet.

Vírus, spyware e malware

Infelizmente, nem todos arquivos que baixamos na internet são de fontes confiáveis. Alguns deles podem vir com softwares prejudiciais que podem atrapalhar, e muito, a sua conexão. Por esse motivo, é muito importante ter um bom antivírus para que tais problemas possam ser detectados e resolvidos com facilidade.

Alcance do wifi

Há alguns casos em que as pessoas pensam estar com problemas na conexão, mas, na realidade, a lentidão está sendo ocasionada pela distância do ponto de acesso wifi. O sinal pode ser prejudicado se houver obstáculos, como paredes muito grossas. Uma boa solução é investir em um repetidor de sinal.

Divisão de sinal

Fato: quando muitas pessoas em um mesmo ambiente compartilham a mesma conexão, pode ocorrer diminuição da velocidade. Um dos fatores que mais causam essa lentidão é o uso de streaming de vídeo, por exemplo, pois eles exigem grande quantidade de dados.

Agora que você já sabe os principais fatores que influenciam a velocidade de conexão com a internet, fique ainda mais ligado para não prejudicar a sua navegação!

Deixe um comentário