O que é Fibra óptica e quais suas vantagens em relação ao cabo comum

A fibra óptica consiste em um filamento flexível fabricado em matérias translúcidos, como plásticos e fibras de vidro. Elas são utilizadas como uma forma de propagação da luz.

Por serem extremamente finas, podem apresentar vários quilômetros de comprimento, sendo, assim, empregadas em inúmeras funções. A mais comum, atualmente, é a transmissão de dados de televisão, rádios, telefone e, primordialmente, internet.

Hoje em dia, com a ampliação de serviços como vídeo conferência e armazenamento na nuvem, por exemplo, há uma necessidade de conexão de internet rápida, estável e confiável, principalmente nas empresas. Por esse motivo, a fibra óptica tem se destacado por sua qualidade eficiência.

Mas como ela funciona? Quais são suas vantagens? Por que ela se destaca em relação ao cabo comum? Acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre essa potente forma de conexão!

Como a fibra óptica funciona?

É interessante saber que ela utiliza uma tecnologia chamada Gigabit Passive Optical Network (GPON), a qual utiliza feixes de luz que perpassam pequenos filamentos protegidos por camadas isolantes.

Dessa forma, a transmissão dos dados é facilitada, há um baixo declínio de sinal e a velocidade de internet é aumentada em inúmeros gigabits por segundo.

Confira, a seguir, quais são suas vantagens em relação ao cabo comum!

Vantagens da fibra óptica

Definitivamente, não é à toa que essa tecnologia é altamente recomendada por especialistas. Quer saber por quê? Confira as principais vantagens!

Capacidade de transmissão

Para se ter uma ideia, a maioria dos cabos de fibra óptica é capaz de transmitir 40 gigabits por segundo, podendo chegar à velocidade de até 1,6Tb/s. Dessa forma, é praticamente impossível que ocorram aquelas oscilações perigosas para as empresas.

A melhoria na estabilidade e na velocidade da conexão são fatores que, comprovadamente, melhoram o desempenho das equipes e o trabalho entregue aos clientes.

Potência do sinal wifi

Diferentemente da internet dos cabos comuns, ela é inúmeras vezes mais rápida, visto que não há diminuição do sinal da internet conforme o usuário se afasta do ponto do roteador wifi. Empresas com amplos espaços sofrem constantemente com esse problema ocasionado pelas conexões de fios de cobre.

Redução da latência

Sabe quando ocorre aqueles atrasos irritantes na transferência de um pacote de dados? Pois bem, isso é o que se denomina latência.

A internet com essa potente tecnologia é capaz de eliminar muitos problemas, e esse é um deles. Ela possibilita downloads e uploads com rapidez e estabilidade, imagens perfeitas em videoconferências e áudio sem falhas.

Sem interferência eletromagnética

Os cabos comuns são extremamente sensíveis às interferências. O que isso causa? Perda de sinal.

No entanto, o uso dessa incrível tecnologia para acessar a internet está imune a esse desaparecimento, afinal, ela não é transmitida por correntes elétricas, mas através de luz.

Instalação simples

Cabos comuns são grossos e rígidos, o que dificulta, e muito, a instalação. Isso não ocorre com essa potente forma de acesso à internet, visto que têm tamanho reduzido e são extremamente flexíveis.

Para se ter noção, por conta da facilidade, seu preço de instalação pode ser diminuído em até 70% quando comparado aos cabos comuns.

Agora que você já sabe as principais vantagens sobre a fibra óptica, deixe seu comentário caso possua alguma dúvida.

Deixe um comentário