Problemas com a Internet? Como identificar erros na sua conexão

Praticamente todo mundo já foi afetado por um problema de conexão com a internet, não é mesmo? Dificilmente, não há uma pessoa que já tenha enfrentado impasses com a navegação.

No entanto, antes de sair culpando a operadora de serviços, como costumamos fazer, é ideal se certificar de que a instabilidade não está sendo causada por algum fator de fácil identificação e, na maioria das vezes, de resolução simples.

Mais como reconhecer essas origens do problema? Depois de identificado, quais as possíveis soluções? Confira o texto a seguir e obtenha todas essas informações!

Ping

Realizar um teste de ping, geralmente, é uma das primeiras medidas para se identificar o problema de conexão com a internet. Para fazê-lo, basta acessar o prompt de comando e digitar “Ping www.google.com.br” (pode ser qualquer site). Em alguns instantes, aparecerão os resultados. Caso não haja um retorno, é porque, de fato, o sinal está perdido.

Energia dos aparelhos

Parece até ridículo, não é mesmo? Pois bem, acredite, há casos em que o problema é simplesmente o fato de que o aparelho desligou. Por exemplo, se o roteador estiver ligado, mas o modem não, mesmo que haja conexão, não haverá informação enviada.

Status do modem ou roteador

Sabe aquelas luzes que não param de piscar no aparelho? Pois bem, são elas que indicam o status de conexão. Caso haja alguma anormalidade, elas não irão piscar conforme o habitual. Caso haja alguma luz vermelha ou apagada, é indício de algum problema. Tente reiniciar o modem e observe. Se voltarem ao normal, problema resolvido. Do contrário, será necessário entrar em contato com sua operadora de serviços.

Configuração do próprio dispositivo

Se você consegue se conectar no seu notebook, mas não no seu celular, por exemplo, provavelmente o problema não está na internet, mas no próprio aparelho. Para resolver, é preciso acessar as configurações e verificar se não há nenhuma configuração errada de DNS ou, ainda, se você não ativou o modo avião.

Funcionamento do wifi

Uma boa maneira de verificar um problema de conexão é testar a internet diretamente pelo fio. Para fazer esse processo, conecte seu computador em uma das portas LAN do roteador. Entre no navegador e tente acessar algum site. Caso você consiga, o problema está no próprio wifi, e não na conexão.

Canal da rede

Em certos casos, o problema da oscilação de conexão está relacionado com o canal utilizado pelo modem ou roteador, visto que pode haver interferência de várias redes entre si. Uma boa solução para esse problema é alterar o canal da rede doméstica. Para tanto, basta acessar as configurações do aparelho e realizar a troca de definição.

E se nenhuma das alternativas funcionar?

Caso você tente realizar a identificação por todas essas dicas e, ainda assim, não encontre o problema, será necessário contatar o seu provedor de serviços para que ele envie um técnico especializado até o local.

Sempre que houver problemas em sua conexão com a internet, teste essas dicas de identificação. Assim, antes de ligar para seu provedor e ficar horas esperando na linha, você pode encontrar uma solução mais fácil e rápida!

Deixe um comentário